Relatório produzido pelo Serviço de Pesquisa do Congresso expressou preocupação sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro em relação à democracia, ao estado de direito, aos direitos humanos e ao meio ambiente no Brasil. O documento foi elaborado para circular entre parlamentares democratas e republicanos que compõem as bancadas do Capitólio — casa do Legislativo dos Estados Unidos.
Intitulado Brasil: Histórico e Relações com os EUA, aponta que “desde que assumiu o cargo, o presidente continua celebrando a ditadura militar brasileira e seus filhos –– que desempenham um papel influente em seu governo — questionaram a democracia e sugeriram medidas autoritárias em determinadas circunstâncias”. O relatório foi elaborado pelo especialista em América Latina Peter J. Meyer.
Outro trecho levanta preocupações sobre aos direitos humanos. “Bolsonaro tomou medidas para enfraquecer a imprensa, exercer controle sobre ONGs e reverter os direitos anteriormente concedidos a grupos marginalizados”, lista Meyer.
O documento chama atenção para as políticas ambientais que o governo vem adotando. “Analistas vincularam o aumento de desmatamento a uma série de reversões de políticas que cortaram fundos para a aplicação ambiental, reduziram o tamanho das áreas protegidas e relaxaram os requisitos de conservação”, aponta o relatório.