Politica

Desrespeito a medidas

Questionado sobre orientações para quem teve contato com o presidente Jair Bolsonaro, que testou positivo para covid-19 na terça-feira, o Ministério da Saúde afirmou que a recomendação em situações desse tipo é buscar atendimento médico. “A nossa orientação é de que qualquer pessoa que tenha contato com caso confirmado deve procurar uma unidade de saúde”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, ontem. “Se for o caso, (o médico) vai prescrever medida de distanciamento, medidas terapêuticas, farmacológicas ou não, e com pleno consentimento do paciente.”

Para o infectologista Julio Croda, ex-diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e pesquisador da Fiocruz, quem teve contato com Bolsonaro até dois dias antes de ele começar a apresentar sintomas deve se isolar por, ao menos, uma semana.

O Palácio do Planalto, no entanto, não recomenda quarentena de pessoas que tiveram “simples contato” com o presidente. Em nota, o governo afirma que “não há protocolo médico, seja do Ministério da Saúde ou da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomende medida de isolamento pelo simples contato com casos positivos”.

A OMS, no entanto, afirma que é recomendável ficar em casa, se morar com alguém infectado ou esteve a menos de um metro de um paciente com a doença. O serviço de teleatendimento do Ministério da Saúde sobre a covid-19, acessado por meio do número 136, por sua vez, orienta isolamento de 14 dias para pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença.