A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, postou nas redes sociais um vídeo anunciando o encerramento de um concurso para premiar a criança que pintasse a máscara "mais bonita". Publicado na noite da última quinta-feira (26), o vídeo acabou viralizando após chamar a atenção dos usuários para o presente que seria dado ao vencedor: um passeio pelo Palácio do Planalto, em meio à pandemia do novo coronavírus, com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra.
De acordo com o Ministério, a campanha foi feita para incentivar o uso de máscaras em crianças. Na postagem, a ministra chegou a elogiar os itens produzidos e, em tom de brincadeira, disse que seria díficil escolher sua favorita.
Os internautas criticaram tanto a forma como Damares fala sobre a pandemia do novo coronavírus como o fato de a ministra ignorar as medidas de isolamento social.
Outra ironia apontada pelos usuários é que no vídeo Damares tira a máscara para falar, o que é condenado por especialistas que defendem a importância da proteção para a contenção do contágio pela COVID-19.
Diversos influenciadores digitais comentaram a gravação. Entre eles, o youtuber Felipe Castanhari, que brincou que o vídeo parecia ser uma gravação criada para internet. “Parece um vídeo de deepfake. Mas não se engane, é real. O mais triste é o prêmio: uma tarde com a Damares, sucesso garantido amiguinhos!”, afirmou.
O concurso havia sido anunciado por Damares em outro vídeo que foi divulgado nas redes sociais para dar visibilidade ao edital intitulado: "Pequenos heróis contra o vilão coronavírus". Nele, ela se apresentava como "ministra das crianças".
Veja algumas reações:
Veja algumas reações: