Politica

Silas Rondeau e Anibal Gomes devem se apresentar à PF nas próximas horas

Ambos são procurados por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção montado na Eletronuclear, investigado pela Lava-Jato

Alvos de mandados de prisão no âmbito da operação Fiat Luz, desdobramento da Lava-Jato, o ex-ministro de Minas e Energia do governo Lula Silas Rondeau e o ex-deputado Anibal Gomes devem se entregar à Polícia Federal nas próximas horas.

De acordo com uma fonte na corporação, as defesas dos investigados negociam a apresentação de ambos em Brasília. Ao todo, a operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, por ordem do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

As investigações apontam fraudes em contratos e pagamentos de propina envolvendo a Eletronuclear. As diligências tem como base as delações de dois lobistas ligados ao MDB, Jorge Luz e Bruno Luz, que foram presos em 2017. Ao todo, 11,7 milhões teriam sido repassados a agentes públicos em forma de propina.

   

Pela manhã, equipes policiais foram até a casa de Silas Rondeau em Brasília e no Rio de Janeiro, mas ele não foi encontrado. Caso os alvos não se apresentem, podem ser declarados foragidos.