Politica

'Olha o vexame da OMS aí', diz Bolsonaro em live na noite desta quinta

Presidente fez referência a um pronunciamento da epidemiologista americana Maria van Kerkhove, que afirmou que algumas pesquisas indicam que pacientes assintomáticos "raramente" transmitem a covid-19

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o isolamento, na noite desta quinta-feira (11/6). Em live, o presidente disse que não tem nada comprovado e que o isolamento não tem funcionado. "Alguma coisa está errada. São Paulo que fechou praticamente tudo, e o número é muito maior do que Minas Gerais, que não fechou quase nada", afirmou. "Todo dia vendendo o peixe, tem que ficar em casa. Foco na OMS. Olha a OMS. Olha o vexame da OMS aí", ironizou. "É comum ter relato que só o marido teve, essa questão dos assintomáticos. Nada comproivado sobre o coronavírus", completou. 

 

A fala foi em referência a um pronunciamento da epidemiologista americana Maria van Kerkhove, chefe do Programa de Emergências da instituição, afirmar, na segunda-feira (8/6), que algumas pesquisas indicam que pacientes assintomáticos "raramente" transmitem a covid-19. Após isso, a OMS esclareceu na terça-feira (9/6) que a transmissão da covid-19 por assintomáticos está ocorrendo, mas que ainda não se sabe em qual proporção.

 

Apesar de criicar que a OMS não tem comprovação, o presidente voltou a defender o uso da cloroquina, mesmo sem eficácia comprovada. "A Anita, o Marcos Pontes, nosso ministro, tem testado e tem dado resultado. Dr. Kalil disse que tomou. Para o povão: fica em casa. Quem não quiser tomar não toma", afirmou. 
 
[VIDEO1]