O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde deste domingo (07/06) que a previsão diante da crise econômica do novo coronavírus é de que 18 milhões de brasileiros fiquem desempregados. A fala foi dita enquanto o chefe do Executivo, sem máscara novamente, abraçava e tirava fotos com um grupo de cerca de 30 motociclistas na porta do Palácio da Alvorada.
"Aí, pessoal. O segundo problema vem aí. O desemprego. O governadores disseram: não trabalhem, fiquem em casa. A previsão é de 18 milhões de desempregados, além dos informais que perderam tudo", afirmou o presidente sem apresentar fonte dos dados informados.
Ao final, Bolsonaro tirou uma foto com todo o grupo de motociclistas. Para o clique, bradaram o bordão do presidente: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".
Bolsonaro vem criticando repetidamente as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos no combate ao covid-19. Ele defende a reabertura dos comércios e o fim do isolamento horizontal. Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou até ontem (6) 35.930 mortes pela doença. O site da pasta foi tirado do ar durante um dia e retornou apenas com os dados das últimas 24 horas, retirando o número de óbitos acumulados.