No Twitter, o ministro escreveu que "hoje foi o dia da infâmia, vergonha nacional, e será lembrado como a Noite dos Cristais brasileira". A Noite dos Cristais é o nome que recebeu o pogrom (palavra russa que significa "causar estragos, destruir violentamente" e utilizada para designar massacres genocidas organizados) feito pelos nazistas contra os judeus na Alemanha de Hitler, nos dias 9 e 10 de novembro de 1938.
O episódio marcou a história da Alemanha Nazista, pois foi um ato de violência organizado em alta escala e deu início ao aprisionamento em massa de judeus nos campos de concentração.
"Profanaram nossos lares e estão nos sufocando. Sabem o que a grande imprensa oligarca/socialista dirá? SIEG HEIL!", acrescentou Weintraub, destacando a expressão utilizada pelo Partido Nazista que quer dizer "salve a vitória".
Weintraub tem descendência judaica. Segundo o ministro, um avô dele era judeu, tendo nascido na Polônia, e foi levado para campo de concentração. Nas redes sociais, ele disse que cresceu "escutando como os Weintraub foram caçados e como sobreviveram ao inferno de Hitler".