Politica

Forças Armadas realizam operações contra crimes ambientais na Amazônia

Foram apreendidos embarcações, madeira ilegal, maquinários e caminhões

As Forças Armadas divulgaram nesta quarta-feira (27/5) o balanço de 15 dias da Operação Verde Brasil 2, cujo intuito é prevenir e reprimir delitos ambientais na Amazônia Legal. Desde 11 de maio, foram realizados inspeção naval em 566 embarcações, das quais 35 foram apreendidas. 

Nos postos de bloqueio e controle de estradas, foram vistoriados quase 1,6 mil veículos e 47 caminhões acabaram retidos por irregularidades. Aoperação também confiscou um total de 6,3 mil metros cúbicos de madeira ilegal e apreendeu 32 maquinários pesados utilizados em atividades extrativistas, como tratores de esteira, escavadeiras e máquinas agrícolas.

Saiba Mais

Entre delitos não relacionados a crimes ambientais, os militares apreenderam 206 quilos de pasta base de cocaína e 123 quilos de maconha. Até agora, 29 pessoas foram presas e 102 multas e termos de infração foram aplicadas, totalizando R$16.092.414,07.

As operações vão até 10 de junho. Está autorizada a atuação nos estados da Amazônia Legal que apresentarem requerimento. Até o momento, os governadores do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre já solicitaram.