Politica

PT decide apresentar pedido de impeachment contra presidente Jair Bolsonaro

Dirigentes do partido apontam que o chefe do Executivo atua com ingerência durante a crise de coronavírus e coloca a sociedade em risco

Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 17:10
Dirigentes do partido apontam que o chefe do Executivo atua com ingerência durante a crise de coronavírus e coloca a sociedade em riscoA Comitiva Nacional do PT decidiu, nesta sexta-feira (15/5), que o partido vai apresentar um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro na próxima semana. Até então, a sigla tinha evitado endossar as solicitações de afastamento do chefe do Executivo, mesmo diante de dezenas de ações apresentadas no legislativo por outras entidades da sociedade civil e partidos políticos.

De acordo com o PT, o pedido será assinado em um "conjunto de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entidades e representantes da comunidade jurídica, além de outros partidos, como o PSOL, e frentes políticas". O caso será enviado para avaliação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem outros processos do tipo parados em sua mesa.

Saiba Mais

A presidente da sigla, Gleisi Hoffman, afirmou que uma das razões é a ingerência de Bolsonaro sobre a crise de coronavírus pela qual passa o Brasil e o mundo. "Bolsonaro é incapaz de dar resposta à crise que estamos vivendo e não tem condições, nem capacidade administrativa e humana de conduzir o país. Briga com todo o mundo, e não protege o povo brasileiro", apontou a deputada.

Além de apresentar o pedido de impeachment, o PT quer se articular com outras legendas para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permita a realização de eleições diretas em caso de vacância da presidência por um prazo de até seis meses antes das eleições.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags