O governo brasileiro lançou a Estratégia de Governo Digital 2020-2022, publicada no Decreto 10.332 do Diário Oficial da União desta quarta-feira (29/4) e válida para todo o país. O plano traça o caminho da digitalização de 100% dos serviços públicos no âmbito federal, sem que o cidadão saia de casa e enfrente filas, por exemplo.
Outro objetivo é incentivar que estados e municípios ampliem a oferta de serviços digitais e ajudem a encerrar de vez a era do papel. Com os efeitos provocados pelo coronavírus, documentos e serviços imprescindíveis para a população são obtidos em algumas horas de forma on-line, como a carteira de trabalho digital, solicitação de auxílio emergencial de R$ 600 e o seguro-desemprego do empregado doméstico.
Saiba Mais
Após a aplicação da nova Estratégia de Governo Digital, a partir deste ano, a previsão de economia para o governo federal em cinco anos é de R$ 37,9 bilhões, ao todo. Ao poupar gastos nesse patamar, o objetivo é que o poder público consiga reverter esses recursos para onde o cidadão mais precisa, qualificando serviços como os da saúde, educação, assistência social e Previdência.
*Estagiário sob supervisão de Fernando Jordão