Milhares de mensagens publicadas em alguns minutos fizeram com que uma hastag de apoio ao presidente Jair Bolsonaro ficasse entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, na tarde de ontem. O que chamou a atenção dos internautas é que o nome do chefe do Executivo foi escrito errado de forma simultânea em grande parte das mensagens. A tag FechadoComBolsolnaro acumulava 50 mil mensagens até as 14h de ontem.
O erro de digitação fez com que muitos internautas apontassem o uso de robôs, ou seja, perfis criados por softwares que falsificam identidades e criam contas em massa nas redes sociais para serem usados em ataques ou para dar a falsa impressão de muitos seguidores para determinado perfil. Além da quantidade de mensagens com erro, o texto espalhado por muitas das mensagens era exatamente o mesmo. A falha acabou virando piada na internet.
Tramita no STF um inquérito aberto para apurar ataques e fake news contra a Corte. Uma das linhas de investigação é justamente a promoção de ataques em massa nas redes sociais por meio de robôs. De acordo com fontes ligadas à PF, um dos alvos é o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), apontado como responsável por uma rede de notícias falsas. (RS)