Politica

Associação Brasileira de Imprensa pedirá impeachment de Bolsonaro

ABI considera ''insustentável'' a permanência do presidente da República no cargo

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou que entrará com um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão foi tomada em reunião realizada na noite de quinta-feira (23/4), pela diretoria da entidade.

 

Em nota, a ABI informou que o motivo são "os sucessivos crimes de responsabilidade cometidos por ele, assim como os graves atentados à saúde pública e à vida materializados no estímulo ao desrespeito às orientações das autoridades da área de Saúde no tocante à prevenção à pandemia do coronavírus".

 

Desde o início da crise do novo coronavírus no Brasil, Bolsonaro minimizou os potenciais riscos, chegando a dizer que era apenas uma "gripezinha". Contrariando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, falou contra o isolamento social, apontado por especialistas como melhor medida preventiva, e promoveu aglomerações de apoiadores, ao visitar comércios em Brasília

 

Saiba Mais

A ABI também cita que a crise entre o Planalto e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, caracteriza "a tentativa do presidente de usar a Polícia Federal para seus interesses pessoais", o que torna grave o comportamento de Bolsonaro e torna sua permanência no cargo insustentável, segundo a associação. A tentativa de obter acesso a investigações e informações privilegiadas da Polícia Federal por parte do presidente da República foi mencionada por Sergio Moro na manhã desta sexta-feira (24/4) em seu pronunciamento de . Segundo Moro, Bolsonaro teme inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

"Diante disso, a ABI resolveu agilizar os procedimentos para ingressar com o pedido de impeachment de Bolsonaro imediatamente", finaliza o presidente da ABI, Paulo Jeronimo de Sousa.

 

*Estagiário sob a supervisão de Fernando Jordão