Politica

Em live, ministro do STF Roberto Barroso comenta saída de Moro do governo

Barroso descreveu o ministro da Justiça e Segurança Pública como símbolo de um ''processo histórico''

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso comentou  do governo de Jair Bolsonaro. O magistrado falou em uma live da XP investimentos, e descreveu o ministro da Justiça e Segurança Pública como símbolo de um “processo histórico”, seja para apoiadores, seja para os críticos. A fala ocorreu antes de o então ministro da Justiça tornar pública a demissão.

Barroso também destacou a importância da Lava-Jato para a biografia de Moro e o que a operação da Polícia Federal representou para a sociedade. É importante lembrar que a crise envolvendo moro e o presidente da República, tem direta relação, justamente, com a corporação, já que tudo começou com a decisão de Jair Bolsonaro de exonerar o diretor geral da PF, Maurício Valeixo.

Saiba Mais

Segundo Moro, Bolsonaro exonera Valeixo por motivos políticos, e interfere diretamente na autonomia da corporação. Nos bastidores, fala-se em investigações de combate à fake news e a possibilidade que as apurações cheguem aos filhos do chefe do Executivo. “Eu acho que a Lava-Jato e a luta contra a corrupção simbolizaram uma sociedade que deixou de aceitar o inaceitável”, afirmou Barroso.

É possível inferir, da fala do ministro do STF, que a distância do governo com o combate à corrupção fica ainda maior. “Há pessoas que gostam mais e pessoas que gostam menos do ministro Sergio Moro, mas o fato é que ele é o símbolo deste processo histórico. E, portanto, eu acho que isso revela, como fatos já vinham revelando, um certo arrefecimento desse esforço de transformação do Brasil”, opinou.