Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 17:04

Na abertura da sessão desta quarta-feira (22), o presidente do Tribunal, ministro Dias Toffolli, lembrou as palavras do ex-ministro Berro Barreto, que na ocasião era o presidente do Supremo. “Neste planalto e nesta hora, em que, entre festejos e aplausos, se instala a Capital do País, espero venha a surgir uma nova era, a que tanto aspiramos, para os melhores destinos da nossa Pátria, era que se anuncia no arrôjo e suntuosidade deste empreendimento de repercussão histórica, que é Brasília”, disse o ex-ministro.
Para Toffoli, o discurso de seu antecessor serviu como prenúncio da Nova República, que surgiu após o regime militar e teve como marco a promulgação da Constituição de 1988, que resgatou valores democráticos após 21 anos de uma ditadura que suprimiu direitos individuais e coletivos. Quatro anos após a inauguração de Brasília, e do Supremo, o Brasil mergulhou em uma época de conflitos, perseguição com fins políticos e na expulsão, sequestro e tortura de artistas, jornalistas e políticos que se opunham ao governo militar.
Toffoli lembrou que o Supremo passa por reforma, e que pela primeira vez, em seis décadas, passa pela troca das esquadrias (estrutura de vidro), que eram as mesmas desde a inauguração. "São exemplos, o acordo de cooperação com o Governo do Distrito Federal (GDF) para a revitalização e a preservação da Praça dos Três Poderes; a nova iluminação externa do Supremo Tribunal Federal; o projeto de ampliação do Museu do STF; e a restauração e o reforço das esquadrias do Edifício Sede, cuja estrutura era a mesma desde a inauguração do prédio, em 1960", disse.
Respeito à Constituição
Saiba Mais
Toffoli ressaltou a importância de se preservar a ordem democrática. "Devemos, portanto, reafirmar nosso compromisso com os valores republicanos e democráticos, com os valores da liberdade, da igualdade e da justiça social, historicamente consolidados", completou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.