O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira, 13, que a reabertura do comércio no PaÃs não é decisão do Congresso Nacional, mas de prefeitos, governadores e das autoridades da área da Saúde. "Sigo orientação do Ministério da Saúde e OMS (quanto à necessidade de isolamento social), estamos um passo atrás do mundo. Impressão como leitor me parece que é um vÃrus traiçoeiro, nunca chega e quando se alivia vem o tsunami, daà a necessidade do isolamento e cabe ao governo e a todos respeitarem as orientações técnicas."
Na sua exposição, feita em videoconferência promovida pela Abitrigo, Maia destacou que se sabe pouco sobre o novo coronavÃrus. "A angustia do setor produtivo pode nos pressionar para uma solução que parece mais fácil, mas é preciso ficar atento à possibilidade de colapso no sistema de saúde."
Segundo ele, o papel do Parlamento neste caso é ajudar a dar previsibilidade para que as pessoas possam seguir no isolamento. Maia participa nesta manhã de uma teleconferência promovida pela Abitrigo para falar do cenário polÃtico brasileiro frente a pandemia do novo coronavÃrus, com mediação do presidente-executivo da entidade, embaixador Rubens Barbosa.