O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), alertou no fim da noite deste domingo, dia 8, em sua conta no Twitter que o cenário internacional "exige seriedade e diálogo das lideranças do PaÃs". Ele defendeu a adoção de medidas emergenciais e afirmou que a crise pode se tornar uma oportunidade "se agora os poderes da República agirem em harmonia e com espÃrito democrático".
"O cenário internacional exige seriedade e diálogo das lideranças do PaÃs. A situação da economia mundial se deteriora rapidamente. O Brasil não vai escapar de sofrer as consequências dessa piora global. É preciso agir já com medidas emergenciais", advertiu o presidente da Câmara.
A declaração foi feita horas depois das primeiras notÃcias sobre divergências entre Arábia Saudita e Rússia em torno de um acordo sobre cortes na produção de petróleo diante da desaceleração da economia decorrente do avanço do novo coronavÃrus. Os preços de negociação internacional do barril da commodity já caem mais de 20%.
A manifestação de Maia também vem um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro convocar publicamente a população para participar das manifestações de 15 de março. Em Roraima, antes de seguir viagem aos Estados Unidos, o presidente disse que a manifestação é "espontânea" e "pró-Brasil", e não contra o Congresso ou o Judiciário, mas também afirmou que "polÃtico que tem medo de movimento de rua não serve para ser polÃtico".
Segundo Maia, o Congresso "está pronto" para avançar com as reformas necessárias capazes de restabelecer a confiança. "Se agora os Poderes da República agirem em harmonia e com espÃrito democrático, esta crise pode virar uma oportunidade de se somar forças em busca das soluções necessárias e urgentes", afirmou o presidente da Câmara.