Politica

Presidente vai ao Uruguai

O presidente Jair Bolsonaro viajará a Montevidéu, amanhã, para a posse do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. A expectativa é de que o chefe do Executivo embarque pela manhã e volte a Brasília à noite. “Essa visita tem um simbolismo que inicia uma nova etapa da relação com o Uruguai. Ficou claro, com o contato dos presidentes e durante a visita do futuro chanceler a Brasília, uma grande sintonia”, ressaltou Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas.

A expectativa do governo brasileiro é intensificar o trabalho conjunto na região de fronteira dos dois países, onde vivem 800 mil pessoas. Há ainda temas de segurança, infraestrutura e obras de interesse de ambas as nações, como pontes e hidrovias, além de aprofundamento de cooperação na área de defesa.

A delegação que acompanhará Bolsonaro, inicialmente, será composta pelos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, além da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi, e parlamentares. De acordo com Costa e Silva, Lacalle Pou deve visitar o Brasil neste primeiro semestre, antes da cúpula do Mercosul, que ocorrerá no Paraguai.