Em 2020, o país terá eleições municipais. O pleito elege prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Diante disso, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, está oferecendo um curso de marketing político para profissionais de comunicação, assessores e futuros candidatos a cargos públicos.
O objetivo do masterclass é ensinar os alunos a dominar os elementos da comunicação política eleitoral. Ele é dividida em dois módulos: o primeiro será ministrado em 6 e 7 de março, e o segundo, nos dias 20 e 21 do mesmo mês.
Entre os principais pontos a serem abordados estão o contexto das eleições municipais, o uso da internet, coleta de informações e diagnóstico, tipos de campanha (que podem ser arrancada, reeleição e retirada), boas práticas, militância, arrecadação, impulsionamento de anúncios e legislação eleitoral. Além disso, os futuros candidatos vão aprender o momento certo de se posicionar sobre determinados temas.
No vídeo de apresentação do curso, o professor Marcelo Vitorino defende que as velhas práticas políticas, como marqueteiros mágicos e coligações partidárias, perderam relevância. Segundo ele, a estratégia de comunicação precisa estar alinhada a uma definição de uma narrativa consistente.
Vitorino fez campanha em todas as regiões do país, é especialista no combate às fake news e atua como consultor na área. Ele afirma que “a comunicação política agora se trata de uma guerra de versões. E não importa tanto o que você tem a dizer, mas no que as pessoas querem acreditar.”
Os interessados podem se inscrever no site da ESPM (www.espm.br). As aulas ocorrerão na unidade Álvaro Alvim, na capital paulista. Alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da instituição têm direito a 20% de desconto.
*Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca