A hashtag "IranBrazil" se tornou uma das mais comentadas no Twitter na manhã desta terça-feira (7/1). Entre memes, piadas e preocupações reais, os internautas brasileiros se mostraram receosos com as possíveis consequências do conflito entre Estados Unidos e Irã, e como a crise pode afetar o Brasil.
Muitos disseram temer que o conflito possa ter consequências para o Brasil ou que se inicie uma Terceira Guerra Mundial. Outros, no entanto, aproveitaram o momento para fazer memes e descontrair o ambiente virtual (veja algumas das reações abaixo).
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que o Irã convocou Maria Cristina Lopes, a encarregada dos negócios do Brasil em Teerã, para explicar o posicionamento do Itamaraty sobre o ataque americano que resultou, na sexta-feira (3/1), na morte do general Qassim Soleimani.
Posição brasileira
Um dia após o ataque, no Itamaraty divulgou nota na qual apoiava a luta contra o "terrorismo" e condenou os ataques à embaixada americana em Bagdá. "O governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo", comunicou.Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro disse que, antes do ministério divulgar a nota, o Brasil não se manifestaria sobre o assunto. Na 6/1), comnetou brevemento o tema e disse que Soleimani "não era general", mostrando sintonia com os Estados Unidos, que considerava o militar "terrorista".
Nesta terça, Bolsonaro considerou ser um direito do governo persa fazer a convocação, mas informou que não irá retribuir o gesto. Além disso, afirmou .
Veja tuítes que utlizam a #IranBrazil:
Livros de história "Brasil impede terceira guerra mundial com memes "
%u2014 ivy caroline %uD83C%uDF3B%uD83C%uDF08 (@SENORITACA)
O NEGÓCIO É CONQUISTAR O PESSOAL PELO BUCHO
%u2014 Davi (@Davi_bonamigo)
Possivel guerra mundial: A
%u2014 Arianeeee (@srta_arins)
Eu:
Nem vem Irã, nosso grande presidente irá nos defender.
%u2014 Maconheiro 100 Vergonha (@Maconheiro100V)
Memes salvaram Brasil da guerra diz jornal /// Irã pede explicação ao governo brasileiro sobre apoio aos EUA
%u2014 «mb%u014D_åbacate» (@mboliveira2002)
Galera não seria melhor a gente calar a boca não?? KKKK cês tão fazendo eles vê o Brasil aonde não tinha que vê kkkk
%u2014 Raissa Lázaro (@RaissaLazaro7)
Esta é uma representação gráfica das ações da diplomacia brasileira em relação à crise dos EUA com o Irã...
%u2014 bero2correia (@bero2correia)
Oferecemos nosso presidente como oferenda, não temos nada haver com essa guerra é isso dona Irã bjs
%u2014 Filho da Tidinha (@deyvisonpierr)
Assistência brasileira tentando salvar o paÃs pelo twitter
%u2014 %uD835%uDD86%uD835%uDD87%uD835%uDD86%uD835%uDD88%uD835%uDD86%uD835%uDD99%uD835%uDD8A %u1D39%u1D43%u1D9C%u1D43%u02B3%u1DA4%u1D43 (@GxvxnS)
Saudades de quando a única guerra q a gente se metia era guerra dos meme contra Portugal
%u2014 Kátia Cega (@NaoTaSenduFacil)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.