[FOTO1]Jornais internacionais repercutiram nesta sexta-feira (29/11) as acusações do presidente Jair Bolsonaro contra o ator e ativista Leonardo DiCaprio. Ainda nesta manhã, o chefe do Executivo disse que DiCaprio está pagando para promover queimadas na Amazônia. "Agora, Leonardo DiCaprio é um cara legal, né? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia", declarou em frente ao Palácio da Alvorada. A mesma declaração foi feita ontem (28/11) durante uma live.
O jornal britânico The Guardian diz que Bolsonaro acusou falsamente o ator de ter pago pelos incêndios e classificou a declaração do chefe do Executivo como ;espúrias; e ;sem fundamento;. ;A acusação espúria ; para a qual o presidente do Brasil não ofereceu provas ; ocorreu 24 horas depois de Bolsonaro ter feito uma reivindicação igualmente sem fundamento em uma transmissão ao vivo no Facebook;.
O The New York Times e a revista Time destacaram que o presidente do Brasil criticou DiCaprio por incêndios na Amazônia e afirmaram que Bolsonaro não ofereceu provas.
The Washington Post escreveu: ;Sem oferecer provas, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse na sexta-feira que o ator Leonardo DiCaprio havia financiado grupos sem fins lucrativos que, segundo ele, são parcialmente responsáveis por incêndios na Amazônia este ano. As observações de Bolsonaro sobre o ator fizeram parte de uma campanha governamental mais ampla contra grupos sem fins lucrativos que operam no Brasil;.
A mesma linha foi veiculada pelo Clarín que apontou ainda que as acusações carecem de provas.
;Entre seus questionamentos habituais a organizações não-governamentais e ativistas ambientais, o presidente do Brasil apontou diretamente contra o renomado ator;.