[FOTO1]A oposição reagiu à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre ninguém ;se assustar; se ;alguém pedir o AI-5;. A fala foi criticada por políticos como os candidatos à presidência derrotados na eleição Fernando Haddad (PT-SP) e Manuela D;Ávila (PCdoB-RS).
A fala de Guedes foi sobre a convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para protestos nas ruas. ;Chamar povo para rua é de uma irresponsabilidade... Chamar o povo para rua pra dizer que tem o poder, para tomar. Tomar como? Aí o filho do presidente fala em AI-5, aí todo mundo se assusta, fala ;o que que é?; (...) Aí bate mais no outro. É isso o jogo? É isso o que a gente quer? Eu acho uma insanidade chamar o povo pra rua pra fazer bagunça. Acho uma insanidade;, afirmou.
No Twitter, Lula não se referiu diretamente à fala de Guedes, mas disse que o PT é a favor da democracia. ;Vamos deixar uma coisa clara: se existe um partido identificado com a democracia no Brasil é o Partido dos Trabalhadores. O PT nasceu lutando pela liberdade e governou democraticamente. Não fomos nós que elegemos um candidato que tem ojeriza à democracia;, escreveu.
Ao comentar a declaração, Haddad chamou de ;governo de covardes, sob todos os aspectos;. D;Ávila afirmou que Guedes é fã de (Augusto) Pinochet ao falar em AI-5. ;Bolsonaro, fã de Ustra, envia o excludente de ilicitude para o congresso para ;evitar mobilizações sociais;. Precisa desenhar o que eles imaginam para o país?;, questionou.
Veja a repercussão no Twitter entre os políticos
Vamos deixar uma coisa clara: se existe um partido identificado com a democracia no Brasil é o Partido dos Trabalhadores. O PT nasceu lutando pela liberdade e governou democraticamente. Não fomos nós que elegemos um candidato que tem ojeriza à democracia.
%u2014 Lula (@LulaOficial)
Um governo de covardes, sob todos os aspectos.
'Não se assustem se alguém pedir o AI-5', diz Guedes%u2014 Fernando Haddad (@Haddad_Fernando)
As ameaças do governo Bolsonaro de um novo AI-5 não são bravatas. O mais recente projeto de excludente de ilicitude enviado ao Congresso prevê que policiais que matarem em protestos não sejam punidos. O governo está com medo e apela à violência e ataques à democracia.
%u2014 Marcelo Freixo (@MarceloFreixo)
Para entender o que significa a nova moda de mencionar o %u201CAI 5%u201D a todo momento, sugiro o livro %u201CBrasil Nunca Mais%u201D, coordenado pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e outros líderes religiosos. E lembro que a Alemanha até hoje não admite a propaganda do nazismo. Um bom exemplo.
%u2014 Flávio Dino %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@FlavioDino)
Governo prepara uso da violência contra movimentos sociais. Depois do relatório de consultoria dizer q Bolsonaro prevê agitações no Brasil; de deputada do PSL pedir ação policial contra o PT, agora Guedes defende uso do AI5. O povo tem q sofrer calado
%u2014 Gleisi Hoffmann (@gleisi)
Guedes, o fã de Pinochet, fala em AI5. bolsonaro, fã de Ustra, envia o excludente de ilicitude para o congresso para %u201Cevitar mobilizações sociais%u201D. Precisa desenhar o que eles imaginam para o país?
%u2014 Manuela (@ManuelaDavila)
GUEDES FLERTA COM DITADURA
%u2014 Erika Kokay (@erikakokay)
O ministro da Fazenda de Bolsonaro chamou de %u201Cinsanidade%u201D Lula convocar o povo a ir às ruas pra defender o Brasil, a democracia e os direitos.
Para conter protestos, o discípulo de Pinochet defendeu AI-5 e justificou licença p/ matar manifestantes.
Embora o chefe dele seja fã do ditador corrupto Augusto Pinochet, o Paulo Guedes precisa saber que não estamos em 1964 e nem no Chile de 1973.
%u2014 Paulo Pimenta (@DeputadoFederal)
Falar de AI-5 como se isso fosse um fato normal da vida política brasileira é uma ofensa à sociedade.
Com a democracia não se brinca.
Paulo Guedes disse para não se assustar se pedirem o AI-5. Quem trabalhou para Pinochet e virou homem de confiança da família Bolsonaro com certeza não se assusta com ditadura. Liberalismo com tortura nos outros é refresco!
%u2014 Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos)