[FOTO1]O general da reserva Maynard Marques de Santa Rosa pediu demissão da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência na manhã desta segunda-feira (4). A função era subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, que tem como ministro-chefe Jorge Antônio de Oliveira Francisco. Além de Santa Rosa, a informação é de que outros cinco militares também deverão entregar seus cargos, acompanhando o general.
Santa Rosa era o último secretário nomeado pelo ex-ministro da pasta Gustavo Bebianno, demitido em fevereiro pelo chefe do Executivo. A saída do militar foi comunicada no início da tarde.
Interlocutores palacianos afirmaram ao Correio que a saída do secretário foi motivada por um desgaste na relação com o ministro-chefe Jorge Oliveira. Maynard havia assumido o posto no dia 14 de janeiro.
Na tarde desta segunda, no Palácio do Planalto, ao fim da cerimônia em alusão ao Dia do Servidor, Oliveira foi questionado repetidas vezes sobre a saída do general, mas absteve-se de comentários.
No final da noite, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, confirmou que o general pediu demissão, mas não comentou maiores detalhes. "Essa pergunta, em face do pedido de demissão de ser da lavra do general, a ele deve ser endereçada", concluiu.
Ainda hoje (4), foi exonerado o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Miguel Proença. Quem ocupará o cargo será o atual diretor executivo da fundação, Leônidas de Oliveira. A Funarte não comentou a saída do presidente. Miguel Proença assumiu o cargo em fevereiro deste ano, no lugar do ator Stepan Nercessian.