Jornal Correio Braziliense

Politica

Deu no...

The New York Times
O jornal americano comparou Jair Bolsonaro ao presidente norte-americano, Donald Trump, que é conhecido por seus discursos diplomáticos explosivos e alarmistas. ;Trump será precedido pelo presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, às vezes chamado de miniTrump, uma figura polarizadora em seu país que, como Trump, nega os temores sobre mudanças climáticas e ridiculariza críticos no Twitter;, disse o texto.

Le Figaro
A publicação francesa destacou o ataque indireto de Bolsonaro ao presidente francês, Emmanuel Macron, como contraditório, já que defende que não houve crescimento das queimadas da Amazônia. De acordo com o jornal, Bolsonaro descreveu como ;proposta absurda; a ideia de Macron da criação de um ;status internacional; para proteger a Amazônia.

The Guardian
O diário inglês ressaltou trecho do discurso em que o presidente do Brasil negou que a floresta amazônica esteja sendo destruída. ;Ela não está sendo devastada nem consumida pelo fogo, como diz mentirosamente a mídia;, destacou, em relação à fala do chefe do Executivo.

El País
De acordo com o jornal espanhol, os discursos dos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump foram ;ultranacionalistas;. Além disso, o veículo ressaltou os temas tratados pelo mandatário brasileiro como ;a sombra ameaçadora da desaceleração econômica devido à guerra comercial EUA-China;.

Clarín
O jornal argentino disse que o presidente Jair Bolsonaro levou suas batalhas contra o comunismo, a ideologia de gênero, o ;ambientalismo radical; e o ;indigenismo ultrapassado; à tribuna da Assembleia-Geral da ONU. O diário mencionou a declaração do presidente sobre ;mentiras; veiculadas por muitos meios de comunicação, a fala dele de que a Amazônia não está sendo devastada e que o Brasil ;ressurge; do declínio a que foi levado por presidentes de esquerda corruptos.