O relator da reforma Tributária no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou nesta quarta-feira (11/9) que o governo coloca mais calor do que luz no debate da reforma, que é discutida tanto no Senado, quanto na Câmara dos Deputados. A afirmação foi feita durante o discurso no Fórum de Debates, evento realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) que debate o impacto das propostas da reforma pra o setor.
;O governo coloca muito mais calor do que luz. Este é um debate muito árido e técnico, se você coloca calor é pior e sobra para o político resolver;, disse. O senador ainda afirmou que não há espaço pra ideologia nesta matéria e reconheceu que há um ;jejum ideológico; nesta matéria. ;A ideologia no executivo é a imbecilização da política;, afirmou.
[SAIBAMAIS]Roberto vê as propostas que tramitam na Câmara e no Senado com mais convergência do que divergências. ;As duas propostas têm o mesmo chassi, o que muda é a carroceria;, avaliou. Para o relator, a combinação entre a reforma da Previdência e a Tributária deve criar condições para investimentos futuros no país. ;Ai o bom humor volta na população, independente do estilo pessoal de quem governa. Se a economia for bem, e para ir bem tem que destravar, o social vai bem;, completou.
Junto com Roberto, o deputado e relator da reforma na Câmara dos Deputado, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) também discursou no evento e declarou que o sistema tributário atual do Brasil é ;perverso e nebuloso;. ;Hoje temos um Brasil em que todos somos perdedores com o sistema tributário;, disse.
Aguinaldo, no entanto, reconheceu a convergência na busca pela aprovação da matéria. ;Essa reforma todo mundo é a favor, mas é como a Seleção Brasileira, todos apoiam mas cada um tem a própria escalação;, brincou.
O evento, que contou a presença dos parlamentares, revelou por meio de uma pesquisa que, apesar da maioria dos empresários do setor de transporte apoiarem a realização de uma reforma tributária, 43,3% ainda desconhece o teor das propostas que tramitam e estão em debate no Congresso Nacional.