postado em 04/09/2019 18:36
Em resposta à convocação do presidente Jair Bolsonaro para que todos usem verde e amarelo neste sábado (7/9), dia da Independência do Brasil, usuários do Twitter e políticos de partidos de viés ideológico de esquerda disseram que vão usar preto.
A hashtag #Dia7EuVouDePreto figurou entre os trends topics da rede nesta quarta-feira (4/9). Bolsonaro defendeu o uso das cores da bandeira como uma forma de apoio a Amazônia.
As pessoas no Twitter, no entanto, se mostraram bastante insatisfeitas com a política ambiental, sobretudo em relação Amazônia, como as declarações que diminuiam os incêndios na floresta. Os usuários também lembraram cortes na educação e os ataques à ex-presidente do Chile Michelle Bachelet para justificar o uso de preto.
A aprovação de Bolsonaro está em queda, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha. Segundo o levantamento, se as eleições fossem agora, o atual presidente perderia para Fernando Haddad, seu concorrente nas eleições do ano passado.
O episódio de convocação às ruas lembra o do então presidente Fernando Collor, que pediu que manifestantes saíssem em apoio ao governo, em 1992, quando enfrentava um pedido de impeachment em tramitação no Congresso. Em vez disso, as pessoas se vestiram de preto.
Confira alguns dos tuítes
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]