Enquanto uma comissão geral realizada no plenário da Câmara dos Deputados debatia a preservação da Amazônia, na manhã desta quarta-feira (4/9), o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles era aguardado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mas não compareceu à audiência e gerou irritação entre os deputados. Com o cancelamento da audiência, uma convocação deve ser feita para que o ministro compareça a Casa.
De acordo com deputados ouvidos, uma primeira convocação de Ricardo Salles foi transformada em convite a pedido do próprio ministro, que concordou em ir à Comissão do Meio Ambiente nesta quarta. No entanto, a assessoria alegou problemas de agenda do ministro. Segundo o presidente da Comissão, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), os deputados estão incomodados com a situação e querem uma resposta diferente.
;A assessoria do ministro deu justificativas que Salles estaria na Amazônia, mas essa agenda foi marcada em comum acordo com ele. Ainda não sei qual vai ser a reação dos deputados, mas provavelmente esse convite será convertido em convocação;, afirmou o deputado em conversa com o Correio. A convocação de um ministro de Estado, feita pelo Senado ou pela Câmara dos Deputados, serve para que o mesmo preste depoimento ou informações sobre um assunto previamente determinado sob pena de responsabilização.
Rodrigo expressou a própria irritação com a falta de comparecimento de Ricardo Salles. ;Eles alegaram que o ministro está trabalhando. Até entendemos, mas não pode ser dessa forma. Na verdade, eu não tenho prazer nenhum em trazer o ministro aqui. Não quero olhar para a cara do ministro. Já passou da hora. Porém, os deputados querem ouvir e tentar entender, por isso a ideia da convocação;, completou.
A agenda oficial do ministro Ricardo Salles exposta no site do Ministério do Meio Ambiente não expõe nenhum compromisso oficial. A reportagem entrou em contato com o Ministério que respondeu por nota que ;o ministro tem ido e continuará indo sempre que convidado, bastando, para tanto, conciliar as agendas;.
;Ministro fujão;
O deputado Chico D;Angelo (PDT-RJ), requerente do debate, é um dos deputados que apoia e deve confirmar uma convocação do gestor da pasta ainda hoje. Para o parlamentar, o ministro foi ;irresponsável;. Ainda nesta terça-feira (3/9), Chico já havia falado no plenário que Ricardo Salles havia recusado o convite feito pelos deputados. ;Hoje (terça) à tarde, o ministro Ricardo Salles, de maneira desrespeitosa com a Comissão, com o conjunto de parlamentares e com presidente da comissão, recusou o convite;, disse.
Chico D;angelo chegou a chamar o ministro de ;fujão; e reforçou que fará uma convocação. ;Espero que agora, de uma maneira objetiva, convoquemos rapidamente o ministro e ele compareça à Comissão de Meio Ambiente, para prestar os esclarecimentos;, afirmou.
Recentemente, senadores, por meio da Rede Sustentabilidade, protocolaram um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente no Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, parlamentares do partido acusam o ministro de crime de responsabilidade. O pedido também indica que Salles cometeu atos incompatíveis com a função ;ao perseguir agentes públicos;.