Uma comitiva ministerial, coordenada por Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, chega hoje a Belém para iniciar diálogo com autoridades locais em busca de soluções para região. De lá, partem para Manaus com o mesmo propósito. ;Depois de receber no Planalto os governadores da Amazônia Legal, o presidente Jair Bolsonaro determinou que fôssemos até lá para ouvir as demandas e, juntos, buscarmos soluções para as questões da região, levando em conta a especificidade de cada estado;, informou Onyx, em nota.
Também participam da comitiva os titulares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco; Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos; dos ministérios da Defesa, Fernando Azevedo Silva; Agricultura, Tereza Cristina; do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; e de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Planejamento
Em encontro com Bolsonaro na semana passada, os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal ; Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins ; entregaram propostas para um planejamento estratégico que leve ao desenvolvimento sustentável da região, entre as quais a regularização fundiária e a retomada da cooperação internacional, especialmente o Fundo Amazônia.
Na sexta-feira, líderes de países sul-americanos vão se reunir para discutir uma política única de preservação da Amazônia e de exploração sustentável da região. De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o encontro deve ocorrer em Leticia, cidade colombiana que faz fronteira com o Brasil em Tabatinga, no Amazonas. A informação foi divulgada depois que Bolsonaro se reuniu com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, na última quarta-feira, para tratar de questões ambientais