Jornal Correio Braziliense

Politica

Dodge recorre ao STF



A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal, ontem, pedindo que a Corte não analise mais nenhum pedido de habeas corpus que vise à anulação das condenações impostas pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Lava-Jato até que todos os ministros deem um veredito sobre qual deve ser a ordem para a apresentação de alegações finais entre réus delatores e réus delatados.

Na terça-feira, a 2; Turma do STF reverteu a pena imposta ao ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine, de 11 anos de prisão, por ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao receber R$ 3 milhões em propina da empresa Odebrecht.

Bendine, alvo de delações premiadas de ex-executivos da empreiteira, disse ter sido obrigado a apresentar suas alegações finais ao processo ao mesmo tempo que os delatores. Segundo os ministros do colegiado, o correto seria que ele prestasse depoimento apenas depois dos acusadores. Desde então, as defesas de outros três condenados, entre eles a do ex-presidente Lula, entregaram pedidos de habeas corpus à Corte com as mesmas alegações. (AF)