Entre os presentes estavam a ex ministra e ex-candidata a presidente da República, Marina Silva, o também ex-ministro Sarney Filho, e parlamentares ligados à causa do meio ambiente.
Mais cedo, lideranças da oposição também se reuniram com entidades ambientais. O grupo exige, dentre outras coisas, que o governo disponibilize "recursos orçamentários e financeiros para a devida execução das atividades institucionais de Fiscalização Ambiental e de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, realizadas pelo Ibama", segundo nota divulgada após a reunião.
Exigem, ainda, o fortalecimento do Ibama e do ICMBio e punição pelos responsáveis pelos incêndios na Amazônia, além da exoneração imediata do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, "que comprova sua incapacidade em gerir políticas diretamente relacionadas ao futuro de nosso país e das próximas gerações".
Maia também esteve com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes para conversar sobre a petição feita pelo presidente da Câmara, pela liberação dos recursos congelados do fundo da Petrobras, para ser usada por estados e União no combate aos incêndios na Amazônia.