Desde que as queimadas na Amazônia chamaram a atenção do mundo, Bolsonaro enfrenta uma crise internacional com países europeus ; o que inclui uma troca de farpas com o presidente francês Emmanuel Macron, que pode interferir no repasse de cerca de R$ 91 milhões do G7 à proteção da floresta tropical.
Em meio às críticas de outros países, inclusive ao rompimento dos repasses ao Fundo de Proteção à Amazônia, por parte da Alemanha e Noruega, Trump foi o único presidente que prestou apoio ao governo brasileiro.
"Conheci bem o presidente Jair Bolsonaro em nossos negócios com o Brasil. Ele está trabalhando muito duro com os incêndios da Amazônia e em todos os aspectos, fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil - não é fácil. Ele e seu país têm apoio total e completo dos EUA", escreveu Trump nesta terça.
[VIDEO1]
Em resposta, Bolsonaro agradeceu e disse que "estamos tendo grande sucesso no combate aos incêndios". "O Brasil é e seguirá sendo exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável. A campanha de fake news fabricada contra nossa soberania não prosperará. Os EUA podem contar sempre com o Brasil", publicou no microblog.
[VIDEO2]