Madonna, Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic, Leonardo DiCaprio e até Emmanuel Macron. Muitas personalidades buscaram alertar sobre a situação atual da Amazônia e os incêndios que a atingem, mas, muitas vezes, usando imagens antigas e até mesmo de lugares distantes, gerando desinformação.
;Nossa casa arde. Literalmente;, escreveu em suas contas no Twitter e no Instagram o presidente da França, Emmanuel Macron. A imagem que ele usou na postagem, no entanto, foi tirada pelo fotógrafo americano Loren McIntyre, conhecido por seu trabalho para a National Geographic e, embora não se saiba o ano de publicação, sabe-se que tem, pelo menos, 16 anos, já que McIntyre morreu em 2003.
Já o presidente do Chile, Sebastián Piñera, usou uma imagem de 2013, do fotógrafo Nacho Doce, da Reuters, feita em Novo Progresso, no Pará, para alertar sobre ;os incêndios florestais no #Amazonas; e oferecer ajuda ao Brasil e à Bolívia.
O ator americano Leonardo DiCaprio publicou duas fotos que tampouco mostram os momentos atuais. Uma é a mesma compartilhada por Emmanuel Macron, e a segunda, de 2016. Foi tirada na floresta amazônica do Peru, em Puerto Maldonado, embora o ator mencione apenas a Amazônia brasileira em sua mensagem. O também ator Jaden Smith, filho de Will Smith, compartilhou uma foto de 1989 para ilustrar que ;a Amazônia está em chamas;.
O mundo esportivo não ficou atrás em termos de fake news. O tenista sérvio Novak Djokovic compartilhou no Twitter uma imagem feita em 1989 pela Sipa Press, e posteriormente adquirida pela Rex Features. Depois, ela foi publicada pelo jornal The Guardian, em 2007, em uma reportagem especial sobre o desmatamento da Amazônia. Em sua conta no Instagram, o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton escolheu a mesma foto da Amazônia que o presidente francês.
O jogador português da Juventus Cristiano Ronaldo alertou no Instagram que ;a Floresta Amazônica produz mais de 20% do oxigênio do mundo e está queimando durante as últimas três semanas;. Entretanto, a foto não mostra a Floresta Amazônica. A imagem foi feita em 29 de março de 2013, por Lauro Alves, da agência brasileira RBS, na reserva ecológica de Taim (RS).
E, entre tantas outras celebridades que compartilharam fotografias antigas, a cantora pop americana Madonna publicou a foto da Amazônia em 1989 com a mensagem: ;Os incêndios estão destruindo. Isso é devastador para o Brasil (...) Presidente Bolsonaro, por favor...;.