[SAIBAMAIS] O governo está sob forte pressão internacional por conta das queimadas na Floresta Amazônica e recentes declarações de Bolsonaro nos últimos dias. A mais polêmica foi quando alegou que as ONGs estariam por trás dos incêndios. "Pode estar havendo ; pode, não estou afirmando ; ação criminosa desses ongueiros para diretamente chamar a atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil. Vamos fazer o possível e impossível para conter esses incêndios criminosos."
Depois da afirmação, o presidente amenizou as acusações e disse que os fazendeiros também podiam estar envolvidos. "Pode, pode ser fazendeiro, pode. Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs", comunicou o chefe do executivo nacional.
As principais críticas vem sendo proferidas por celebridades, políticos, atletas, empresários do agronegócio e por nações estrangeiras. Irlanda e França estudam votar contra o tratado de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul alegando que Bolsonaro não toma medidas e compromissos em defesa do meio ambiente. O Palácio do Planalto, no entanto, não confirma oficialmente o pronunciamento em rede nacional.