Jornal Correio Braziliense

Politica

Brasília-DF



O empurrãozinho
de Alcolumbre


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), passou a trabalhar, dia e noite, pela aprovação do nome do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador em Washington. A avaliação dos senadores é a de que a indicação passará. Afinal, ainda falta muito para 2022, e muitos consideram que não é hora de fazer marola. A votação secreta, nesse caso, ajudará o candidato à Embaixada. Todo mundo poderá falar contra e votar a favor sem se expor. Aliás, como a coluna registrou dia desses, Alcolumbre não falou mais em votação aberta.

Delcídio de casa nova
Inocentado, o ex-senador Delcídio Amaral acaba de se filiar ao PTB de Mato Grosso do Sul. Sinal de que vai retomar a carreira política, interrompida quando foi acusado de tentar facilitar a fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em plena Lava-Jato.

Bomba seca no interior
A economia anda devagar, quase parando, e quem tenta produzir não consegue distribuir seus produtos. Desde ontem pela manhã, os postos de combustíveis das cidadezinhas do sudoeste de Goiás, às margens da BR 364, estão sem diesel para vender. A Petrobras não esclareceu os motivos do desabastecimento aos proprietários.

E a burocracia imperando
Para completar, quem precisa comprar etanol, não pode fazê-lo direto da usina Atvos, que fica a 16 km. O álcool vai até Goiânia, a 380 km, e, depois, retorna, via distribuidora. É, pois é.

Quem desdenha;
Discretamente, os comandantes do Democratas de Rodrigo Maia respiraram aliviados com a ida de Alexandre Frota para o PSDB, com as bênçãos de João Dória. O DEM considera que o momento não é de brigas. Muito menos com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que, agora, começou a se aproximar de Maia.

Acende-apaga
O empresário e apresentador Luciano Huck ficou surpreso com a repercussão de sua fala numa palestra em Vila Velha, quando considerou o governo de Jair Bolsonaro ;o último capítulo do que não deu certo;. Agora, pretende ser mais discreto. Se é que possível, uma vez que está todas as semanas na tevê com ;pauta positiva;.

Na lata
Bolsonaro, no entanto, sentiu o golpe. Tanto é que fez questão de responder que, se Huck comprou jatinho, ;faz parte do caos;. É 2022 entrando na roda antes da hora.

Tardou, mas rolou I/ O deputado Gastão Vieira, ex-presidente do FNDE, é só alegria. É que o novo programa de alfabetização do governo foi apresentado em 2004, fruto de discussões com especialistas estrangeiros. ;Levei o programa ao então ministro Fernando Haddad, durante o governo Dilma, mas ele não conseguiu implantar, porque o governo não quis;, diz o deputado.

Tardou, mas rolou II/ Segunda-feira, Gastão Vieira vai ao Ministério agradecer a Abraham Weintraub.

Troca de comando/ A convite do Sistema Cofeci-Creci, o deputado Laércio Oliveira (PP-SE) tomou posse como presidente da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário. Nesse momento, os desafios do setor são as relações com a Caixa Econômica Federal, a desburocratização das operações imobiliárias, a atualização da lei que regulamenta a profissão de corretor de imóveis e a expansão do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Na foto, o deputado com o presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva (à esquerda).