Jornal Correio Braziliense

Politica

Bolsonaro participa de cerimônia de promoção de oficiais-generais

O evento contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e do general Augusto Heleno

Na manhã desta sexta-feira (9/8), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) participou de uma solenidade de promoção de oficiais-generais do Exército, no Clube do Exército, em Brasília.

Os recém-promovidos receberam a medalha da Ordem do Mérito Militar por serviços prestados. Bolsonaro os saudou: ;O exemplo dos senhores será o oxigênio para aqueles que vocês comandam e uma certeza para aqueles que os comandaram de que esses postos estão sendo muito bem preenchidos;, disse.

Durante o discurso, o presidente afirmou que ;a Deus devemos nossas vidas e ao Exército e algumas outras instituições devemos nossa liberdade;. ;Colegas nossos do passado tombaram por essa liberdade e outros tiveram suas reputações praticamente destruídas pela infâmia e pela mentira. Mas a consciência de todos nós é de que estávamos no caminho certo;, disse.

O peeselista lembrou ainda o episódio em que levou uma facada, durante o período eleitoral.

;Os senhores sabem de quão perto do perigo estávamos há pouco tempo. Quis Deus lhes dar uma oportunidade pela minha vida e que pelas mãos de muitos dos senhores me colocou na situação em que me encontro. Nada poderei fazer sozinho. Só podemos fazer alguma coisa me equipe e em conjunto;, ressaltou.

Bolsonaro também aproveitou a ocasião para elogiar o general Eduardo Villas Bôas e o ministro Sergio Moro, a quem se referiu como um homem de ;coragem e galhardia;. ;Ele é uma pessoa que devemos em grande parte a situação em que o Brasil se encontra, ao lado da democracia;.

Após participar do ato, Bolsonaro pediu para que o ministro André Luiz de Almeida, da Advocacia-Geral da União (AGU), o encontrasse na residência oficial da Presidência para um almoço. A reunião deveria ter ocorrido no Palácio do Planalto.

A mudança ocorreu para que Bolsonaro pudesse comparecer à comemoração do Dia dos Pais na escola da filha, Laura, de 8 anos.

Por volta das 16hrs, o presidente participou ainda da cerimônia de cumprimentos aos oficiais-generais recém-promovidos, no Palácio do Planalto. Durante o evento, Bolsonaro ressaltou tratar-se de um momento de alegria e reconhecimento. ;Feliz a nação que tem forças armadas comprometida com a democracia e a liberdade. É motivo de orgulho a certeza de que, do que depender deles e subordinados, o Brasil estará sempre em boas mãos", concluiu.

O evento contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e do general Augusto Heleno.