[SAIBAMAIS] As declarações foram feitas ao Bolsonaro comentar sobre o roubo de 718kg de ouro no Aeroporto de Guarulhos. Bolsonaro disse que ;está para chegar; nas ;mãos; dele os números do roubo de ouro. ;De onde veio, para onde estava indo, e, o mais importante, quanto se paga imposto em cima disso;, comentou. Para Bolsonaro, é inadmissível ;continuar assim;, em crítica às entraves para a extração do ouro.
O presidente ponderou que é preciso que o Estado honre contratos com empresas extrativistas no país, mas defendeu que não podem ser apenas elas a atuarem na legalidade. ;O ouro é usado em um montão de coisas. É justo mandar o ouro embora assim dessa forma (por meio das grandes empresas)? Quero dar dignidade ao garimpeiro;, destacou.
A ideia é permitir que profissionais na região da Amazônia e, especialmente no Pará, possam trabalhar legalmente com o garimpo. ;(Eles) não sabem fazer outra coisa a não ser pegar uma bateia, um jogo de peneira e ficar ali se aventurando. Eu quero dar dignidade, quero evitar uso do mercúrio;, explicou.