Jornal Correio Braziliense

Politica

Presidente comemora



Em Osaka, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o acordo do Mercosul com a União Europeia. ;Histórico! Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia;, disse ele, pelo Twitter, logo cedo. Em entrevista coletiva, nas instalações do G20, elogiou os ministros que participaram diretamente das negociações: Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura). Ele também enalteceu a atuação do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, principalmente nas negociações para produtos como vinhos e derivados do leite.

;Prometi que faria comércio com todo o mundo, sem viés ideológico. Não foi retórica vazia de campanha, típica da velha política. É pra valer! Estou cumprindo mais essa promessa, que renderá frutos num futuro próximo;, disse Bolsonaro.

O presidente fez referências ; tanto nas redes sociais como com jornalistas ; às conversas ocorridas com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês Emmanuel Macron ao longo dos dois dias de reuniões no país asiático. A cúpula do G20 terminou na madrugada de ontem.

Bolsonaro havia sido cobrado, pelos dois chefes de Estado, sobre a política ambiental brasileira e a permanência no Acordo de Paris ; que trata de compromissos dos países em relação às mudanças climáticas e que foi assinado em 2015. ;Merkel chegou a arregalar os olhos, mas de maneira cordial, mostramos que o Brasil mudou o governo e assim vai ser respeitado. Falei para ela também da psicose ambientalista;, disse. ;No caso do Macron, eu o convidei para conhecer a Amazônia e ver que não existe esse desmatamento tão propalado.;

No encontro com o francês, porém, Bolsonaro reiterou o compromisso de o Brasil permanecer no Acordo de Paris. Macron havia vinculado as negociações de livre-comércio da União Europeia com o Mercosul à permanência do Brasil no acordo sobre o clima. (LC)