Jornal Correio Braziliense

Politica

Bolsonaro será orador no Japão



Entre os próximos dias 28 e 29, o presidente Jair Bolsonaro participará da cúpula do G20, em Osaka, no Japão, onde será um dos palestrantes numa sessão temática sobre tecnologia. O chefe do Palácio do Planalto terá cinco minutos para falar de temas consolidados no Brasil, como a informatização de serviços governamentais do país ; a título de exemplo, as declarações do Imposto de Renda. O pedido foi feito pelo corpo diplomático brasileiro e aceito de imediato pelos organizadores japoneses, que hoje já atuam com o conceito de ;sociedade 5.0;, em busca a inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Na última quinta-feira, Bolsonaro disse que terá uma reunião com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Um dos principais desafios do governo é influenciar nos debates sobre mudanças de regras na Organização Mundial do Comércio (OMC). A questão central é igualar as normas contra subsídios de governos às indústrias com os incentivos nas áreas agrícolas, principalmente em países como a China e a Índia. Tal tema apareceu em reuniões recentes e ganhou o apoio de países como a Argentina, o Canadá e a Austrália, que perdem competitividade com os subsídios oferecidos por governos concorrentes.

Brics

Antes do início oficial do G20, os chefes de Estados integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) terão uma reunião, na manhã de sexta-feira, para divulgar declaração conjunta sobre economias emergentes. O Brasil recebe a cúpula do bloco em novembro, em Brasília.