Jornal Correio Braziliense

Politica

Pedido de desculpas


O presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta no Twitter um pedido de desculpas por falas dirigidas à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) em 2003, quando afirmou que a deputada ;não merecia ser estuprada;. Segundo o texto assinado pelo presidente, o pedido de desculpas é o cumprimento de uma determinação judicial.

;Em razão de determinação judicial, venho pedir publicamente desculpas pelas minhas falas passadas dirigidas à deputada federal Maria do Rosário Nunes. Naquele episódio, no calor do momento, em embate ideológico entre parlamentares, especificamente no que se refere à política de direitos humanos, relembrei fato ocorrido em 2003, em que, após ser injustamente ofendido pela congressista em questão, que me insultava, chamando-me de estuprador, retruquei afirmando que ela ;não merecia ser estuprada;;, escreve Bolsonaro.

No texto, o presidente ainda manifestou ;integral e irrestrito respeito às mulheres;. ;Reitero, portanto, que as mulheres brasileiras constituem uma prioridade de meu governo, o que tem sido e será sempre demonstrado através de ações concretas;, escreveu.

Em nota, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que o pedido público de desculpas de Bolsonaro é ;uma vitória de todas as mulheres agredidas e ofendidas diariamente pelo machismo em nosso país;. A parlamentar disse que caberá aos seus advogados analisar se a sentença foi cumprida integralmente.