Jornal Correio Braziliense

Politica

Deputados de oposição veem avanço

A deputada Perpetua de Almeida (PCdoB-AC) chamou para a oposição a responsabilidade de mudanças no texto apresentado, ontem, da reforma da Previdência. ;Era importante a capitalização, e o governo dizia que não abria mão. A oposição foi para cima. Capitalização é tirar dinheiro do bolso do trabalhador, sempre dissemos isso;, disse ela, ao discursar na Comissão Especial. A deputada afirmou que a oposição conseguiu ;muitos avanços;. Ela citou ainda a retirada das alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural.

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), por sua vez, defendeu o relatório da reforma da Previdência, entregue pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Ela voltou a citar estimativas do Ministério da Economia para geração de empregos, crescimento da economia e redução da dívida pública a partir da aprovação da reforma.

;Essa reforma é justa, respeitosa e transparente. Essa reforma está sendo construída pela via democrática, com grande debate público;, ressaltou a parlamentar do PSL. ;Construiremos juntos o melhor texto para ser aprovado no plenário;, completou.

O líder do PSB, Tadeu Alencar (PE), disse que o relatório da reforma da Previdência mantém todos os pontos que seu partido criticava da proposta original do governo. ;Se pensa apenas do ponto de vista de um ajuste fiscal, sem proteger aqueles que ganham os menores salários. Foi proposta uma transição violenta. E não colocar os estados e municípios na reforma também é uma contradição;, discursou.