O governo federal promete investir R$ 200 milhões para incentivar o turismo em 30 rotas selecionadas, além do Distrito Federal. O programa Investe Turismo é uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur. O objetivo é aumentar a oferta turística. Os roteiros incluídos no programa estão espalhados por todas as regiões do país.
De acordo com o Ministério do Turismo, a ideia é juntar recursos do setor privado e do setor público. ;Se sozinhos temos um orçamento enxuto, quando unimos forças, temos um mundo de oportunidades. Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e a geração de negócios, empregos e renda;, diz o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Segundo informações do Ministério, um grupo composto por cento e cinquenta e oito municípios brasileiros será o primeiro a ser contemplado com o pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor, previstos no programa.
As rotas turísticas selecionadas vão receber um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial às micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.
;Estamos trabalhando para a retomada do crescimento. Tudo está sendo feito para que o Brasil tenha um terreno fértil, capaz de dar condições para que os pequenos negócios brotem;, disse o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.
O programa também prevê ainda a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente e integra o Plano Nacional de Turismo para o período entre 2018 e 2022.