Atualmente, existem 13 colégios militares espalhados pelo Brasil. Há 11 instalados em capitais do país, segundo o site do Exército: em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. As outras duas unidades estão situadas nos municípios de Juiz de Fora (MG) e Santa Maria (RS).
A próxima capital que deve receber um colégio militar é a cidade de São Paulo. Em discurso, ao cumprimentar o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o presidente da República disse que ele tem trabalhado bastante para avançar na implementação da unidade educacional no município. ;É interesse nosso fazer com que cada capital de estado que não tenha colégio militar que lá tenha um colégio em funcionamento. A missão não é fácil, mas o Brasil tem tudo para ser uma grande nação. Tem tudo para ocupar um local de destaque que merece no mundo e chegarei lá com a ajuda de Deus e as pessoas de bem do nosso país;, destacou.
No discurso, Bolsonaro também parabenizou os alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB). ;Vocês, jovens, estudam nos bancos escolares militares e nos alegram muito em todo momento porque são exigidos ou participam de competições em todas as escolas do país;, frisou. O atual comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, e o anterior, general Villas Bôas, foram igualmente lembrados no discurso do presidente.
O antigo comandante, por sinal, foi citado como uma inspiração a Bolsonaro. ;Homem do qual me inspirei e muito na missão que ora tenho;, disse sobre Villas Bôas. O Dia do Exército é celebrado apenas em 19 de abril, mas a cerimônia comemorativa foi celebrada nesta quarta por conta do feriado de Paixão de Cristo, na sexta-feira. O presidente da República enalteceu o Exército, frisando que, nos momentos mais difíceis da nação, sempre esteve ao lado da ;vontade do povo;. ;Exército que respira e transpira democracia e liberdade. Exército que honra a todos nós. Exército de fator de integração e evolução. De progresso;, elogiou.