e estabelecer as bases para um novo fórum de discussão na região, chamado de Prosur (Fórum para o progresso da América do Sul). O grupo é mais alinhado às diretrizes liberais e, a partir dos atuais presidentes, mais próximo dos Estados Unidos, governado por Donald Trump.
O acordo foi fechado nesta sexta-feira (22/3) durante reunião na capital chilena, no que foi chamado de declaração de Santiago. Os novos arranjos políticos e ideológicos - que têm como protagonistas o brasileiro Jair Bolsonaro, o argentino Mauricio Macri e o chileno Sebastian Piñera levaram os presidentes a confirmar a formação do fórum em contraponto aos debates feitos pelos chefes anteriores.
Os termos do fórum foram lidos no início da tarde de ontem. O presidente do Prosur será o chileno Piñera pelos próximos 12 meses, que depois desse período passará o cargo para o paraguaio Mario Benítez. Os debates serão centrados em áreas de educação, saúde, defesa, segurança, infraestrutura, energia e controle e ações contra desastres naturais.
Confira manifestações contra bolsonaro no chile:
[FOTO1355984]