Após mais uma manifestação dos servidores da Valec, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que não há decisão tomada sobre a extinção da estatal ferroviária. No entanto, na apresentação que o ministro fez, nesta terça-feira (26/2), durante a audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, consta a ;liquidação; da Valec, da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e da Companhia Docas do Maranhão (Codomar), no slide das ações para os 100 dias de governo.
[SAIBAMAIS]Freitas admitiu que o governo precisa fazer exercícios de enxugamento porque está com espaço fiscal pequeno. ;Há duplicidade na missão da Valec e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportres). Temos que ver a questão custo-benefício. Mas não vamos encaminhar nada no momento;, ressaltou.
O ministro foi questionado por vários senadores sobre o assunto diante da pressão dos servidores da Valec, que, desde a semana passada, estão realizando protestos contra a possível extinção da estatal ferroviária. Nesta terça-feira (26/2), a manifestação partiu da sede da companhia, na L2, pela Esplanada, e chegou ao Congresso Nacional momentos antes da chegada do ministro na audiência, na qual iria ;apresentar as diretrizes e prioridades da pasta;.
Freitas destacou que o governo vai estudar alternativas para aproveitar os melhores quadros da Valec. ;Vamos fazer com que esses caras nos ajudem. Essas questões vão ser estudadas com muito carinho e muito respeito. Não há nenhuma intenção de liquidar. Existe, sim, uma necessidade de enxugar a máquina pública e eliminar sombreamentos;, reiterou.
Segundo o ministro, há muita gente no ministério estudando brechas para ver o que é possível fazer. ;Vamos agir sem pressa. Existem tarefas importantes a cargo da Valec. Além disso, estamos prontos para o diálogo. Também sou servidor de carreira e não tenho interesse nenhum de passar por cima de ninguém;, assinalou.
Freitas reconheceu várias vezes, no entanto, que é preciso otimizar recursos. Ele lembrou ainda que os servidores acabam pagando pelo que aconteceu na empresa ao longo do tempo. A Valec foi alvo de corrupção e teve dirigentes presos.