O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Ruy Coutinho, foi entrevistado hoje pelo CB Poder, programa que é parceria entre a TV Brasília e o Correio Braziliense. O Secretário afirmou a meta é reduzir ao máximo o número de desempregados no Distrito Federal - cerca de 300 mil - em dois anos. Segundo ele, uma das formas mais rápidas de solucionar o problema é retomar o Pró-DF, programa com intuito de ampliar a capacidade do DF e atrair empresas para Brasília.
Ruy Coutinho também afirmou que uma das metas da nova gestão será acelerar a atividade do Turismo no Distrito Federal. Para ele, é necessário dar mais visibilidade a Brasília. ;Tem que tirar do imaginário popular que Brasília é um centro de pirataria de todo tipo, de corrupção de todo tipo e que vive em função do Congresso;, propôs.
Outros problemas que o Distrito Federal apresenta estão sendo estudados pelo Secretário e a sua equipe, a questão da burocracia para as empresas é uma delas. Segundo ele, com a transferência da junto comercial do ministério do Desenvolvimento para a gestão do DF os problemas dessa área serão melhor resolvidos. ;Acho que isso vai se resolver no curto prazo, eu colocaria isso até na meta dos 100 dias;, afirmou.
O Secretário criticou o programa de cortes no sistema S que está sendo proposto pelo ministro da Economia Paulo Guedes. ;É um sistema promotor de preparação de mão de obra, há muita coisa que tem que ser cortada, mas espero que a facada não seja tão grande;. Para diminuir o índice de desigualdade social no DF, Coutinho admitiu que a criação de novos empregos e a promoção de políticas públicas que ;realmente funcionem; será primordial.
Dentro das metas dos 100 dias de gestão de Ruy Coutinho a criação de uma agência de promoção de investimento está dentro delas, ;eu acho isso fundamental;, alegou. Entre outras metas, a junta comercial funcionando mais rápido e o projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que dispõe de vários mecanismos de apoio à preparação de projetos está entre elas. ;O dinheiro do BID tem que estar pronto para o investimento;.