O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou, na manhã desta quarta-feira (31/10), a indicação do Tenente-Coronel Marcos Pontes (PSL) para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Em uma postagem em seu perfil no Twitter, Bolsonaro destacou que esse "é o quarto ministro confirmado em seu governo".
[VIDEO1]
Pontes é o primeiro brasileiro a ir ao espaço sideral e já tinha dito, nessa terça-feira (30/10), que aceitou o convite. "Isso vai representar algo muito especial para todo o Brasil. Educação para formar cidadãos qualificados, ciência para se desenvolver ideias e soluções para o Brasil e tecnologia para transformar essas ideias em inovações que viram produtos, empresas e empregos", destacou.
Filho de servente de serviços gerais e de uma escriturária, Marcos Pontes, que nasceu em uma família de Baurú-SP, ganhou o respeito da comunidade científica internacional e escreveu seu nome na história ao ir ao espaço a bordo da nave Soyuz, em 2006. Piloto de aviões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), Pontes é mestre em engenharia de sistemas, engenheiro aeronáutico, embaixador das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e autor de quatro livros, entre eles ;O Menino do Espaço; e ;Caminhando Com Gagarin;.
Estação Espacial Internacional
Durante sua ida ao espaço, uma parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB) com a Nasa, ele realizou experimentos com nanotecnologia e microgravidade. As experiências, entre outros objetivos, buscam entender como plantas se comportam em um ambiente sem gravidade.
Após voltar a Terra, ele percorreu centenas de escolas públicas, particulares e faculdades para motivar jovens a seguir carreiras que envolvem ciência e tecnologia. Atualmente é presidente da fundação que leva seu nome e concede palestras motivacionais.