No dia do aniversário de 73 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, militantes do Partido dos Trabalhadores participam de um ato em celebração à data. A Vigília Lula Livre, como ficou batizada a manifestação, ocorre desde o início deste sábado (27/10) em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, onde o ex-presidente está preso há 204 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
No ato, apoiadores de Lula aparecem com camisetas do PT e bandeiras do partido e também fazem apresentações artísticas, em que pedem a soltura do político. Além disso, um bolo escrito Lula Livre também marca a manifestação em Curitiba.
A senadora do PT, Gleisi Hoffmann, foi uma das presentes na vigília. "Hoje a gente tem um misto de alegria, de tristeza, de esperança, de apreensão, tudo misturado. Mas, sobretudo, a gente tem um espírito de luta, de resistência e de enfrentamento ao que tá acontecendo. A luta pelo nosso presidente, que representa tudo isso, a conquista dos trabalhadores e consolidação da democracia", discursou a política para os presentes.
Essa é a segunda vez que o aniversário de Lula é celebrado por militantes, já que o ex-presidente nasceu em 27 de outubro, mas foi registrado como nascido no dia 6 do mesmo mês. Na data, que marcou o fim de semana do primeiro turno, manifestantes também fizeram uma festa.