A pouco mais de uma semana para o primeiro turno das eleições, nova pesquisa da XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (28/9), mostra a liderança de Jair Bolsonaro (PSL) estacionada. Com 28% ; mesmo percentual da semana passada ;, o capitão reformado vê Fernando Haddad (PT) se aproximar. O petista cresceu de 16% para 21% em relação ao último levantamento.
Comparada com a pesquisa anterior, o cenário do segundo turno também mudou. Diante do candidato do PSL, o petista teria, se as eleições fossem hoje, 43% dos votos, contra 39% do adversário. Na anterior, era Bolsonaro quem tinha vantagem ;de três pontos percentuais ; e alcançava 41% das intenções de voto.
De acordo com a XP/Ipespe, Ciro Gomes (PDT) também estacionou nos 11%. Já Geraldo Alckmin (PSDB) cresceu um ponto percentual e alcançou 8%. A candidata Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 5%.
O levantamento entrevistou 2 mil pessoas por telefone entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Outra pesquisa de intenções de voto para presidente deve ser divulgada ainda hoje, feita pelo Instituto Datafolha.