Jornal Correio Braziliense

Politica

PT lança novo vídeo com Haddad estrelando a campanha de Lula

O vídeo intitulado 'Somos Milhões de Lula' foi publicado nas redes sociais do Partido

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu, nesta terça-feira (21/8), mais um passo na campanha eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba. O vídeo, divulgado nos canais de comunicação da sigla, vincula a imagem do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad à de Lula, em pouco mais de 1 minuto de gravação, intitulada "Somos milhões de Lula".
[SAIBAMAIS] A candidatura do petista está sendo questionada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque, pela Lei da Ficha Limpa, um condenado pela Justiça em segunda instância não pode disputar uma eleição. Haddad, que é vice na chapa petista, é a estrela do taser. Se Lula for impedido judicialmente é ele quem assume a campanha, com 4% das intenções de voto, segundo a mais recente pesquisa do Ibope.

"Hoje começa a campanha. Andarei por todos os cantos do Brasil levando suas ideias e sonhos", afirmou Haddad. "Vem com a gente. Vamos levar o nosso grito de Lula Livre para as ruas", completa. "A força do povo já fez o Brasil sorrir uma vez. E juntos, vamos fazer o Brasil feliz de novo", completa o ex-prefeito, ao fim do o vídeo, fazendo um L com a mão direita.

Procurada pelo Correio, a assessoria do PT negou que o vídeo já seja a largada do partido para o "Plano B", se antecipando à decisão do TSE, que deve sair até o início de setembro. De acordo com a sigla, o comercial faz parte do lançamento do site da campanha de Lula no endereço: www.obrasilfelizdenovo.com.br. O partido vem pedindo que emissoras organizadoras de debates com os presidenciáveis não só convidem o Lula como também façam a petição na Justiça para que ele possa participar. O argumento da defesa é a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), que defende que o petista participe dos encontros com todos os candidatos ao Planalto até "o fim dos recursos".
[VIDEO1]
Especialistas dão como certa a inviabilização da candidatura do ex-presidente. Apesar de considerar como "muito provável" o veto de Lula pelo TSE, o diretor da consultoria Eurasia, Christopher Garman, não vê o vídeo do PT como uma antecipação da decisão da Justiça Eleitoral. "Não acho que o partido esteja se antecipando. Mas eles estão preparando o terreno e lentamente tentando socializar o nome de Haddad", destacou.

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, não tem uma interpretação de um número ruim para Haddad nas pesquisas. "A estratégia do PT é fortalecer o nome do Lula e o ativo eleitoral dele para, em algum momento, a depender do posicionamento do TSE e, possivelmente, do STF, decretando a provável ilegalidade da candidatura".
A ideia do PT é reforçar o Lula para que esse estoque de votos a serem transferidos (para o Haddad) seja mais elevado com a impossibilidade de contar com a participação de Lula em função da prisão", afirmou. ;Naturalmente, tem um timing, uma sintonia fina de associar a luta com a candidatura do Lula com um comportamento mais ativo do Haddad. De alguma maneira, Haddad vai personificar essa luta pela candidatura, antecipando que o ;Plano B; é de fato o Haddad como candidato", completou.