Jornal Correio Braziliense

Politica

Morre Helio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma

O ex-deputado federal paulista estava com a saúde debilitada há alguns anos, e, recentemente, sofreu complicações cardíacas


O jurista Helio Bicudo, um dos fundadores do PT e co-autor do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, faleceu nesta terça-feira (31/7), aos 96 anos, em sua casa em São Paulo, nos Jardins, vítima de complicações cardíacas. O ex-deputado federal paulista estava com a saúde debilitada desde 2010, quando sofreu um AVC. A família ainda não definiu onde será o velório.

Natural de Mogi das Cruzes (SP), o professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP) preparou, ao lado dos advogados Janaína Pascoal e Miguel Reali Jr., a petição apresentada no Congresso, citando indícios de crime de responsabilidade que teriam sido cometidos pela petista. No texto, ele questionou, inclusive, a falta de transparência em contratos firmados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar obras em países como Cuba e Angola, realizadas por empreiteiras brasileiras implicadas na Operação Lava-Jato.

Entre 27 de setembro e 4 de outubro de outubro de 1963, Bicudo chegou a atuar como ministro da Fazenda, substituindo Carvalho Pinto. O acadêmico também foi Procurador-Geral em São Paulo e foi um dos 100 professores que fundaram o PT em 1980. Em 1986, foi candidato ao Senado pelo PT, mas não conseguiu se eleger naquele ano porque ficou em terceiro lugar, atrás de Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, ambos então do PMDB. Ele atuou como secretário de Justiça de São Paulo do governo da ex-petista Luiza Erundina, entre 1989 e 1990, quando foi eleito como deputado federal. Em 2000, foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sediada em Washington, e o terceiro brasileiro a assumir o principal cargo da entidade. Entre 2001 e 2004, Bicudo foi vice-prefeito da administação da ex-petista Marta Suplicy.

Nas redes sociais, o presidente Michel Temer lamentou a morte. "O Brasil perdeu hoje Hélio Bicudo, um homem notável. Ao longo de sua vida, pudemos conhecer toda sua trajetória de defesa dos valores democráticos. Minhas sinceras condolências aos seus familiares", disse.