Jornal Correio Braziliense

Politica

Bancada do Acre no Congresso cobra de Temer intervenção na segurança

Em 2015, foram registradas 179 mortes por homicídio. Em 2017, foram 484 mortes. Um aumento de 170,4%


Às vésperas do recesso parlamentar, a bancada do Acre procurou o governo federal para discutir a possibilidade de uma intervenção federal na segurança pública do estado. O senador Sérgio Petecão (PSD) e os deputados Alan Rick (DEM), Flaviano Melo (MDB) e Wherles Rocha (PSDB) se reuniram na noite desta quarta-feira (11/7) com o presidente Michel Temer e com os ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen.

[SAIBAMAIS]A bancada acreana apresentou um documento em que apresenta 48 argumentos para que o governo federal autorize uma intervenção na segurança pública do estado ;nos moldes aplicados ao Rio de Janeiro;. O pedido é visto pelos parlamentares como necessário ao ;restabelecimento dos princípios constitucionais afrontados ao estado;.

O documento é assinado por Petecão, coordenador da bancada do Acre no Congresso. O senador destaca que, entre 2015 e 2017, o estado aumentou somente 108 vagas no sistema prisional. No mesmo período, alegam que o número de novos detentos subiu em 1.430. ;A população carcerária é 130,4% acima da capacidade;, informou, em ofício.

Os parlamentares sustentam ainda que a criminalidade sobe na escalada do crescimento da população carcerária. Destacam que o estado está sendo ;engolido; por uma ;espiral de violência sem precedentes na história;. ;Os homicídios ocorrem a plena luz do dia, e o governo estadual não tem demonstrado capacidade para coibir a criminalidade, malgrado a excelência do seu corpo de segurança pública;, destacaram, no documento. Em 2015, foram registradas 179 mortes por homicídio. Em 2017, foram 484 mortes. Um aumento de 170,4%.